EnglishEspañolPortuguês

Golfinho encalha na praia de Ofir em Portugal

2 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Um golfinho adulto foi encontrado vivo, ontem de manhã, na praia de Ofir, em Esposende, no distrito de Braga, Portugal. O animal foi avistado por pessoas que estavam na areia e avisaram os Bombeiros Voluntários de Fão (BVF), por volta das 8h15.

O golfinho foi arrastado pelas correntes marítimas.“O animal ainda estava vivo, mas não conseguia voltar para a água porque o mar estava em estado bastante alterado”, disse ao Correio do Minho (CM), um dos voluntário do BVF. A solução foi levar o mamífero para o rio Cávado.

“Tivemos que leva-lo para o rio  e ele começou imediatamente a subir em direcção à Barca do Lago”, disse.

No local estiveram dois homens dos BVF, que contaram com a colaboração de técnicos da Protecção Civil de Esposende e do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, que avaliaram o estado de saúde do golfinho e acompanharam a deslocação até ao rio Cávado, em Fão.

Muitas pessoas acompanharam o resgate, tanto na praia de Ofir, quanto nas margens do rio Cávado, junto à ponte metálica. Não é a primeira vez que golfinhos são aparecem no mesmo local, em Setembro de 2008 foram avistados várias famílias de golfinhos entre Esposende e Viana do Castelo.

Fonte: Correio do Minho

Você viu?

Ir para o topo