EnglishEspañolPortuguês

Com a seca na Amazônia, a matança de tartarugas e peixes-boi se intensifica

1 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Agentes ambientais voluntários carregam peixe-boi morto por caçadores no município de Silves (AM).Foto:Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas/Divulgação

Com a seca dos rios do Amazonas, a matança de animais como peixes-boi, botos e tartarugas se intensificou. Só nas duas últimas semanas, aos menos 13 peixes-boi foram mortos na região de Manacapuru (80 km do centro de Manaus), segundo reportagem de Kátia Brasil.O dado foi confirmado à Folha pelo comandante do Batalhão Ambiental, major Miguel Mouzinho Marinho. A situação é mais grave com o peixe-boi, pois ele é considerado pelo Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) o mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil.

Nesta época do ano, o animal busca refúgio nos lagos, que são braços de rios. Com o baixo nível das águas, os peixes-boi, que atingem 3 m de comprimento e pesam até 450 kg, viram presas fáceis. “Os animais ficaram confinados [nos lagos] e vulneráveis aos ataques dos caçadores”, afirmou Marinho.

A região central da bacia amazônica enfrenta uma estiagem atípica desde agosto. No Amazonas, os rios Negro e Solimões bateram recordes históricos de vazantes (baixa das águas). A população sofre ainda com a falta de água potável e de alimentos.

Fonte: Folha de S Paulo

Você viu?

Ir para o topo