EnglishEspañolPortuguês

Associação conscientiza população da importância de cuidar e adotar animais

1 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Vigilância Ambiental de Barra Mansa (RJ) em parceria com a Associação Barramansense Protetora aos Animais (APA), está intensificando o trabalho realizado junto aos animais de rua. Além disso, tem buscado conscientizar a população da importância de cuidar e adotar estes animais.

De acordo com a presidente da APA, Henia Silva de Vasconcelos, este trabalho junto aos moradores, é para que não abandonem seus animais e nem os deixem soltos nas ruas. Tem tutor que não cuida direito dos animais, deixam eles largados na rua. Os animais devem ser criados com carinho dentro do domicílio, para evitar que eles sejam atropelados, revirem o lixo e, até mesmo, peguem e transmitam doenças. O animal cria um laço afetivo com o tutor, principalmente na velhice, e por isso a importância de cuidar do animal.

A APA faz o recolhimento de cães e gatos, trata deles, medica, esteriliza e, por fim, faz a devolução e doação dos animais. Sempre tem alguém interessado em adotar um animal. Mas, precisamos que mais pessoas participem desta campanha e adotem um animal.

A população de cães e gatos no município é de 20 mil animais, número que corresponde a 10% da população de Barra Mansa. Da população de animais existentes na cidade, estima-se que 10% está nas ruas, ou seja, 2 mil cães e gatos. Desde o início do ano já foram castrados 430 cães e 140 gatos.

Segundo o secretário de Saúde, Wilton Néri, a secretaria atua na prevenção de doenças, com as campanhas de vacinação antirrábica, entre outras, além de serviços feitos pelo setor de Zoonoses, da Vigilância Ambiental. A orientação do prefeito Zé Renato é a de cuidarmos dos animais em situação de risco. Por isso, nossa preocupação em contribuir para este projeto e cuidar dos cães e gatos do município.

O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, ressaltou a importância de cuidar dos animais e adotá-los. Ele disse que quem tem um animal consegue compreender melhor a importância deles para seus tutores e o meio ambiente. A APA vem realizando um trabalho fundamental na cidade ao recolher, tratar e esterilizar os animais. Precisamos que a população nos ajude não deixando seus animais soltos e se interessando em adotar um animal à espera de carinho. De janeiro a outubro, já foram doados 350 cães e 170 gatos. O telefone de contato para mais informações sobre adoção de animais é o (24) 9291-3874.

Fonte: Diário do Vale

Você viu?

Ir para o topo