EnglishEspañolPortuguês

Nova lei de proteção aos animais proibirá rinhas e touradas, no México

13 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Foi apresentada nesta segunda-feira, 11, uma proposta de uma nova lei de proteção aos animais em Colima, no México, onde serão proibidas as touradas, rinhas de galo, e qualquer atividade ou espetáculo em que animais sejam torturados e maltratados, ou que lhes gere estresse ou ansiedade.

A iniciativa, apresentada pela bancada do Partido Acción Nacional (PAN), prevê a revogação da lei de proteção aos animais mexicana em vigor atualmente, vigente desde dezembro de 1981.

Proposta de lei prevê o fim das touradas (Foto: Vanguardia)

Em Colima, durante grande parte dos festivais locais realizados anualmente, a atração principal é a rinha de galos, que conta inclusive com instalações permanentes para este tipo de evento.

No município de Villa de Álvarez, localizado em Colima, todos os anos, no mês de fevereiro, é realizado o tradicional “Festejo Taurino de Charro”, que inclui como principal atração as touradas. Na realidade, o emblema utilizado pela administração municipal atual em suas documentações é, precisamente, a arena de touradas.

A iniciativa do PAN ressalta que, por se tratar de seres vivos, os animais são merecedores de respeito, admiração e um tratamento digno por parte dos seres humanos, que não têm colaborado para proteger e dar segurança para estes seres que compartilham com homens e mulheres o ecossistema.

A proposta também aponta que o problema que leva à negligência dos seres humanos no cuidado e proteção aos animais é um alerta, porque esta situação constitui um grave problema para a sociedade, razão pela qual os seres humanos devem acabar com esta situação e assumir a responsabilidade pela proteção dos animais.

Você viu?

Ir para o topo