EnglishEspañolPortuguês

Emissora de TV chilena é multada por crueldade contra animais durante programa juvenil

14 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Por Danielle Bohnen (da Redação)

O Conselho Nacional de Televisão (CNTV) aplicou uma multa ao programa do Sinvergüenzas, da emissora Chilevisión, por infringir o Art. 1 da Lei 18.838 de Proteção Animal, por considerar que houve abuso e maus-tratos animal durante o programa do dia 28 de março deste ano. Na ocasião, o apresentador Juan Andrés Salfate junto com o bailarino Karol divertiam-se diante do sofrimento de um filhote de pato sobre uma caixa de som que tocava música de forma estridente.

O CNTV considerou que as imagens eram inapropriadas, por isso rejeitou a defesa da Universidade de Chile, por não zelar pelo princípio do correto funcionamento dos serviços de televisão, não respeitando a formação espiritual e intelectual de crianças e adolescentes (Arts. Nº12 Inc. 6º da Constitução Política e 1º da Lei Nº18.838 de 1989).

De acordo com o jornal PrensAnimalista, a concessionária deverá realizar o pagamento da multa até o quinto dia depois de firmado o acordo, sendo obrigada a apresentar o comprovante da Tesouraria Geral da República.

Sara Gálvez, ativista que realizou a denúncia, argumentou que  a Chilevisión e seu corpo diretivo não foram capazes de censurar o programa no momento oportuno, deixando em evidência uma falha adicional que se resume em negligência por não exercer a autoridade de seus cargos no momento e da forma que deveriam.

Agregou ainda que investigadores de criminologia do FBI afirmam que os maus-tratos contra animais estão intimamente ligados à violência interpessoal e, de acordo com pesquisas baseadas em abuso animal e criminologia em adultos, alertam sobre a gravidade da situação ao ser comprovado que os maus-tratos contra os “sem voz” constitui um alerta sobre a existência de outras formas de violência e maldade contra seres indefesos.

“A televisão necessita da intervenção oportuna dos organismos pertinentes que devem exercer suas funções para regular, fiscalizar e sancionar as práticas cruéis cometidas por qualquer canal ou programa de televisão”, afirma.

Assista, aqui, ao vídeo:

Você viu?

Ir para o topo