EnglishEspañolPortuguês

Flamingos usam “maquiagem” para ressaltar a cor

31 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto:istockphoto.com /Stedenmi

Pesquisadores estudaram os flamingos do sul da Espanha e descobriram que eles esfregam uma secreção pigmentada nas penas, como uma “maquiagem”. Os cientistas identificaram esses pigmentos, chamados carotenóides, no óleo que as aves produzem nas glândulas próximas à base das penas.

Os pigmentos vermelho-alaranjados presentes no óleo ressaltam a cor característica dos flamingos. Além de arrumar as penas, muitas aves esfregam o rosto na glândula e depois no pescoço e peito.

O líder do estudo, Juan Amat, diz que esse ato de esfregar o pigmento nas penas consome muito tempo, então quanto mais bonita visualmente é a cor da ave, mais saudável e bem nutrido é o flamingo. Se ele não esfregar constantemente, a cor desbota em alguns dias. Isso significa que, como a maquiagem, a cor do flamingo deve ser reaplicada para se manter vistosa.

Os dados da pesquisa mostram que as fêmeas passam mais “maquiagem” nas penas do que os machos – como os humanos. Os flamingos com cores mais fortes também se reproduzem mais e são encontrados em em habitats melhores.

Fonte: Howstuffowrks/Uol

Você viu?

Ir para o topo