EnglishEspañolPortuguês

Cidade portuguesa avança com esterilização de gatos de rua

31 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Responsáveis têm como meta a castração de
100 animais em cinco dias de campanha.

O problema dos animais abandonados pelas ruas não é de agora, nem é típico apenas de um local. É um problema mundial. A Câmara Municipal de Olhão, cidade da região do Algarve em Portugal, conseguiu encontrar parceiros para avançar com aquela que se espera ser a primeira de várias campanhas de esterilização de gatos de rua.

A campanha começou na semana passada e tem novas ações marcadas para os dias 2, 4 e 8 de novembro. Os responsáveis apontam como objetivo a captura de cerca de 100 gatos e gatas de rua e a sua respectiva esterilização, segundo informações divulgadas pelo Jornal do Algarve.

A iniciativa está sendo promovida pela autarquia em parceria com vários veterinários privados do concelho, laboratórios veterinários e a Associação de Defesa de Animais e Plantas de Olhão (ADAPO). “A iniciativa do município incidirá principalmente, na população de gatos, uma vez que a sua reprodução é mais rápida e de difícil controle no terreno”, refere o comunicado divulgado.

A ADAPO está identificando as comunidades de gatos que serão esterilizadas e procederá à captura dos animais, além de prestar os cuidados pós-operatórios sob supervisão do médico veterinário municipal. Os veterinários privados que estão envolvidos nesta ação vão realizar as cirurgias de esterilização, enquanto os medicamentos e anestésicos vão ser fornecidos por os laboratórios veterinários que integram a iniciativa.

Os cinco veterinários privados que se associaram ao projeto estão trabalhando de forma gratuita e o fornecimento dos fármacos necessários para o tratamento e recuperação dos animais também foi garantido sem custos.

No Algarve, uma esterilização de um gato nunca custa menos de 65 euros, podendo no caso das fêmeas chegar a valores acima dos 120 euros. Se os 100 tratamentos forem contabilizados pelo valor mínimo cobrado nos serviços privados, pode-se calcular que esta iniciativa implicaria um custo na ordem mínima dos 6500 euros.

Para ajudar a ADAPO na identificação das colônias de gatos existentes no concelho basta enviar um email para o seguinte endereço: [email protected].

Você viu?

Ir para o topo