EnglishEspañolPortuguês

Aumenta o número de abandonos durante o período de férias

31 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Assessoria de Comunicação SPAG
[email protected]

Durante o período das férias de verão, todos os anos, é registrado o aumento no número de abandono de animais de estimação em Guarapuava, PR. Isso acontece porque muitas pessoas quando vão viajar não tem com quem deixar seus cães ou gatos e os abandonam nas ruas.

Outros motivos frequentes que levam ao abandono, segundo a médica veterinária, integrante da Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava – SPAG, Michele Cássia Padro, são doenças e velhice do animal. “Muitas vezes acontece da pessoa adotar e logo no primeiro problema de saúde, já querer se livrar dele, ou até mesmo quando o animal fica velho e começa a apresentar doenças degenerativas, é abandonado pelo tutor”, afirma.

Segundo Edgard Moreira Ganzarolli, um dos amigos do canil, no momento em que a pessoa adota um animal, tanto cão quanto o gato, tem que ter a consciência de que esse animal não é um brinquedo, “ele é um ser vivo, ele terá que ser alimentado, pode ficar doente, tem um tempo de vida que é de 12 a 15 anos, e a pessoa tem que pensar nisso ao comprar ou adotar um animal,” completa Edgard.

Hoje, estima-se que, em nossa cidade, há mais de 5 mil cães abandonados nas ruas. A SPAG alerta que abandonar ou maltratar um animal é um crime. Rosa Maria Ferracin, presidente da SPAG, explica que a ONG tem atuado fortemente em relaçãoas denúncias de maus-tratos e abandono, e quando essas são confirmadas, o responsável é punido.

A SPAG é uma ONG que possui como princípios a proteção da integridade física e o bem estar dos animais de Guarapuava. Procura fazer com que esses ideais sejam respeitados pela sociedade, incenta prática de responsabilidade social.

Você viu?

Ir para o topo