EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de animais morrem ao serem transportados sem água e sob calor escaldante

30 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Foto: TV News WA

Mais de 700 mil ovelhas e bois do leste australiano foram transportados para a Western Australia, lado oeste, para fugir da seca. A Animals Australia tentou mostrar ao público que as condições do transporte foram extremamente cruéis – “crueldade em massa”.

Segundo informações do site australiano ABC, a indústria transportadora disse que o bem-estar animal não foi violado, mas a diretora executiva da Animals Australia, Glenys Oogjes, sabe que o processo foi extremamente traumático. Ela mostrou que os animais passaram 48h sem água ou comida, trancados em caminhões lotados e quentes, sendo que muitos obviamente morreram.

“Sei que na circunstância atual muitos caminhões chegaram com dezenas de ovelhas já mortas. É horrível para os animais envolvidos”, ela disse. “Achamos abominável que eles estejam sendo trazidos através de Nullarbor só para os opressores terem mais lucro. Existe sofrimento envolvido e ao menos que se faça um relatório individual que possa ser investigado pela polícia, os responsáveis sairão impunes com isso.”

A RSPCA do sul da Austrália disse que recebeu informações de um comboio de caminhões, mas encaminhou a ação para o Departamento de Indústrias Primárias de Victoria porque os transportes já estavam em Victoria antes que o grupo pudesse tomar uma atitude.

A RSPCA disse que entende a necessidade de os animais serem transportados por tão longa distância, mas regras estritas e firmes são necessárias. A oficial científica da RSPCA, Melina Tensen, diz que propostas para melhoria do transporte de animais foram propostas.

“O que a RSPCA quer é que essas melhorias se concretizem o mais rápido possível. Particularmente com esse número de animais sendo transportados de uma ponta a outra do país, é extremamente importante que seu bem-estar seja a primeira coisa a considerar.”

Você viu?

Ir para o topo