EnglishEspañolPortuguês

Moradores de Belo Horizonte (MG) se encantam com família de corujas

29 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Casal de corujas teve cinco filhotes após construir ninho. Foto: Marcelo Prates/Hoje em Dia

Uma família de corujas virou a principal atração da rua Iraci Ferreira da Cunha, esquina com a avenida Barão Homem de Melo, no bairro Estoril, zona Oeste de Belo Horizonte (MG). Os animais construíram um ninho em um muro, na lateral de uma concessionária de veículos. Conhecida como coruja-buraqueira, por fazer abrigos em buracos cavados no solo, as aves tiveram cinco filhotes e não parecem dispostas a deixar o local.

Segundo o ornitólogo e biólogo especializado em aves Carlos Eduardo Benfica, da ONG (Organização Não Governamental) S.O.S. Folconiformes, a coruja-buraqueira é uma ave brasileira que pode ser encontrada em outros países da América do Sul. Benfica diz, ainda, que essa espécie possui hábitos tanto diurnos quanto noturnos, e geralmente aproveita buracos deixados por tatus para fazer o ninho.

Para o especialista, não é novidade o animal procriar em locais próximos a comércios e residências. Segundo ele, a coruja-buraqueira é uma das aves que tem mais facilidade de se adaptar às interferências feitas pelo ser humano no meio ambiente.”É fácil encontrar essa espécie entre os homens. Podemos encontrar muitas nos campi da UFMG e da PUC”.

A coruja-buraqueira é um animal que não se intimida com a presença humana.

Com informações do R7

Você viu?

Ir para o topo