EnglishEspañolPortuguês

Mesmo após pressão de ativistas, ministro anuncia que toninhas serão enviadas a parque aquático na Coréia do Sul

29 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

O ministro do Meio Ambiente da Venezuela, Alejandro Hitcher, comunicou esta semana que o acordo de enviar as toninhas do Aquário Juan Vicente Seijas, em Valência, para um parque aquático na Coréia do Sul será mantido, conforme informações da AnimaNaturalis. Um manifesto com mais de 9.620 assinaturas foi entregue por organizações em defesa dos animais, numa tentativa que a venda das toninhas, por cerca de 500 mil dólares, não se concretizasse.

Segundo o ministro, o acordo “é maravilhosamente benéfico” para a região e a população. “É uma falta de respeito para com o povo da Coréia e o povo de Valência esta oposição intransigente a todas as iniciativas do governo, e neste caso, do prefeito Edgardo Parra, como parte das relações internacionais sobre coleções de fauna exótica”. O ministro acrescentou que as toninhas serão enviadas para a Coréia do Sul e que a entrega do manifesto não interromperá o acordo.

Ministro do Meio Ambiente da Venezuela, Alejandro Hitcher (Foto: AnimaNaturalis)

Embora o prefeito Edgardo Parra tenha dito que o acordo do intercâmbio das toninhas com o parque aquático Daejeon na Coréia do Sul é válida por cinco anos e pode ser revogado a qualquer momento, o ministro Alejandro Hitcher disse que o acordo “permanecerá por toda a vida das toninhas, se o parque apresentar condições adequadas para cuidar delas”.

Transferência pode causar pneumonia nos cetáceos

O veterinário Ernesto Boede diz que não é recomendável a transferência das toninhas para a Coréia do Sul em novembro, já que será inverno naquele país, e os animais correm risco de uma pneumonia, porque respirarão ares frios e não estão acostumados a isso.

O veterinário também informou que a última experiência no transporte de cetáceos do país foi em abril de 1975, quando foram transferidas para a Alemanha cinco toninhas, porque nessa época a temperatura era cerca de 25 graus.

Defensores dos animais continuam se manifestando para que o Aquário de Valência seja transformado em um santuário de animais, sem exploração dos animais que continuarão sendo usados para o entretenimento na Coréia do Sul.

Leia mais sobre esse assunto clicando aqui.

Você viu?

Ir para o topo