EnglishEspañolPortuguês

Ursos explorados e maltratados pelo Magic Circo ficarão provisoriamente em zoo de Lisboa

28 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Os ursos estão enjaulados há mais de cinco anos. Foto: sem crédito

Os três ursos mantidos em condições deploráveis pelo circo Magic vão ser acolhidos provisoriamente no Jardim Zoológico de Lisboa, em Portugal, confirmou  fonte do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Os três animais encontram-se num veículo na freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, e estão sob a guarda do proprietário do circo.

Desde 2005 que os três ursos, com idades entre os 17 e os 18 anos, por determinação legal, não poderiam ser usados para atuar em espetáculos.

Técnicos do Parque Nacional da Peneda-Gerês estiveram hoje, quinta-feira (28), no local e informaram aos exploradores de que os animais deixarão o circo na próxima semana.

Contatado pela Lusa, o Jardim Zoológico de Lisboa confirmou que irá receber os animais, os quais serão colocados “em quarentena” assim que chegarem.

Entretanto, fonte do ICNB adiantou à Lusa ter recebido “uma proposta do Parque Biológico da Lousã que mostrou interesse em abrigar os três animais”.

“Desde que a proposta esteja em conformidade com a legislação, essa situação será resolvida”, afirmou Sandra Moutinho, do Gabinete de Comunicação do ICNB.

Um dos filhos do proprietário do circo disse hoje à Lusa esperar que seja encontrada uma solução para os animais, desde que essa não passe pela morte, mas defende que o ideal seria mesmo a legalização dos três ursos para poderem ainda ser explorados nas pistas do circo. Mas, felizmente, isso não será possível, pois a legislação proibe a exibição de animais em circos.

José Torralvo admitiu as péssimas condições como são tratados os animais atualmente e, apesar disso, garante que o seu pai, Reinaldo Torralvo, de 65 anos e antigo domador dos animais, cuida bem deles “e é incapaz de lhes fazer mal” – ao contrário do que mostram as fotos.

Com informações do Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo