EnglishEspañolPortuguês

Protetora mobiliza sociedade para ajudar os três ursos que vivem há mais de cinco anos numa jaula sem poderem se mover

28 de outubro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Sónia Salgado
[email protected]

Venho aqui expor uma situação que me deixa com um nó na garganta cada vez que penso nela. Pretendia se possível obter dos elementos deste site alguma ajuda, influência ou mesmo alguma divulgação na imprensa se for necessário (julgo que sim) para levar a bom termo algo bastante absurdo.

Aqui perto da zona onde moro (concelho de Marco de Canavezes), em Portugal, está estacionado um pequeno circo, ou o que resta dele junto a um café na margem do Rio Tâmega, freguesia de Vila Boa do Bispo.

O que se passa, assim por alto, é que o circo faliu devido a idade avançada do proprietário e a uma doença que o incapacitou.

O seu filho toma conta agora do que resta, mas herdou uma valente herança, três grandes ursos (dois machos e uma fêmea) que foram apreendidos, estando ele como fiel depositário.

Os ursos estão enjaulados há mais de cinco anos. Foto: sem crédito

A razão da apreensão (feita pelo ICN-B, provavelmente) deveu-se a alguma falta de documentação ou legalização dos animais.

Burocracias à parte, estamos perante três ursos enjaulados numa jaula com um espaço de 2m por 3m, há mais de 5 anos!  Sim, 5 anos, leram bem.

Sem pode ser moverem, eles vivem numa condição cruel e criminosa. Foto: sem crédito

O filho do proprietário disse que já esgotou todas as tentativas de os doar a algum lugar e ninguém quer ficar com eles. Vale-lhe a ajuda de algumas padarias que fornecem algum pão para os animais e a boa vontade de algumas pessoas em fornecer alguma fruta.

Os animais devem ter entre 15 e 17 anos (não sei a idade média destes animais, mas não aparentam ser velhos) e segundo soube o veterinário municipal acompanha a dieta e saúde deles.

Agora pergunto-me eu, se as entidades que são responsáeis por estes casos nada fazem, recorre-se a quem? Ao país vizinho?

Três grandes animais, numa jaula sem luz solar direta em apenas cinco metros quadrados aproximadamente, estes anos todos… É de lamentar que situação como esta ainda ocorram num país destes.

A equipa de ambiente da GNR foi alertada, e foi informado o ICN, ou seja, as entidades que devem e podem fazer algo estão informadas. E agora? Continuamos na mesma?

Ou existe algum grande imbróglio aqui que a gente não sabe ou então não sei o que acontece. Ficamos à espera que os animais morram nestas condições?

Abate-se um animal que tem 17 anos e pode viver mais do dobro em condições dignas só porque ninguém o acolhe?

Dito pelo filho do dono do circo, que apenas alimenta os animais pelo gradeamento e devido ao stress das condições a que estão sujeitos apenas só consegue lidar com um.

É notório nos animais a pressão a que estão vivendo e o stress traumático de estarem anos a fio dentro de uma pequena jaula.

Sinto-me triste e desolado cada vez que penso nisto, gostava de poder ajudar em algo e se possível alertar a imprensa para o que se está a passar.

Assim, venho deste modo alertar e solicitar a ajuda de algum(s) membro(s) mais influente(s) para esta situação.

Toda a ajuda é bem vinda.

Você viu?

Ir para o topo