EnglishEspañolPortuguês

CCZ de São José do Rio Pardo (SP) tem programa permanente de esterilização

27 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São José do Rio Pardo realiza, continuamente, desde outubro de 2008, a Campanha de Castração para Cães e Gatos – Programa Cão Ciente. Dos 465 animais cadastrados no município, 200 cães (28 machos e 172 fêmeas) e 115 felinos (29 machos e 86 fêmeas) já foram esterilizados.

Em 2008, foram 42 cirurgias em cães e 32 em felinos. No ano passado, 89 cães e 53 gatos também foram submetidos à cirurgia. E neste ano, até agora, 69 cães e 30 gatos passaram pelo mesmo processo.

O programa é uma parceria entre a Prefeitura e quatro clínicas veterinárias da cidade – Clínica Veterinária Amigo Fiel, de Roseli Cataruzzi; Clínica Cia. dos Animais, de Maria Ângela Dal Bon Salvadori, Clínica Veterinária Master Vet, de Mário Rui da Silveira, e Clínica Veterinária São Francisco, de Cássia Toquetti.

De acordo com Maria Ângela Salvadori, veterinária responsável pelo Centro de Zoonoses, a campanha tem o objetivo de castrar a maior parte de animais como forma de impedir a procriação excessiva, evitando o abandono. “Uma gatinha ou cadelinha, e seus descendentes não esterilizados, podem ser responsáveis pela geração de milhares de novos bichinhos num curto período de tempo. Infelizmente, não existem lares responsáveis para todos. Com a esterilização, damos um passo importante para conter o abandono de animais. Além disso, a saúde deles será beneficiada e também a de todos os moradores da cidade”.

Para a realização da campanha, a Prefeitura fornece um kit para a castração contendo anestésico e materiais para a cirurgia, além de um microchip. Os animais são levados a uma das clínicas cadastradas, onde o preço da cirurgia é reduzido por até um terço do valor normal. Para não haver excesso de cirurgia em uma única clínica, foi criado um sistema de rodízio entre elas, portanto, o tutor do cão ou do gato não tem como escolher em qual delas quer levar seu animal de estimação.

Para fazer a inscrição do animal a ser esterilizado, o responsável precisa levar ao CCZ a cópia da identidade, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação. Os animais deverão estar vacinados contra a raiva e em boa condição de saúde.

Entre as vantagens de castração para machos estão a diminuição de fugas, redução da demarcação do território (urinar em vários locais), diminuição de animais de rua (os animais ficam mais tranqüilos e caseiros),  da agressividade motivada por excitação sexual constante,  de tumores (câncer) testiculares, e da  perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, como epilepsia, displasia comofemoral, catarata etc.

A esterilização de fêmeas  evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação, câncer em glândulas mamárias, ovários ou útero na fase adulta, a piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas,  episódios freqüentes de gravidez psicológica e suas consequências como infecção das mamas, cios e doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida.

Mais informações sobre o Programa Cão Ciente poderão ser obtidas pelo telefone (19) 3681- 4008.

Fonte: Democrata

Você viu?

Ir para o topo