EnglishEspañolPortuguês

Veterinário tenta evitar amputação em macaco eletrocutado em SC

26 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Mão e antebraço do bugio desincharam nas últimas 24 horas
Nova avaliação deve ser feita em dois dias.

Bugio foi encontrado com ferimentos (Foto: Patrick Rodrigues/Jornal de SC/Ag.RBS)

A fêmea de bugio que levou um choque elétrico na última terça-feira (19) em Blumenau (SC) pode escapar da amputação da mão e parte do antebraço esquerdos. De acordo com o veterinário Júlio César de Souza Júnior, do Projeto Bugio da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), no domingo (24), o membro apresentava sinais preocupantes de necrose, mas desde então a região desinchou e a decisão sobre uma possível cirurgia foi adiada.

Nesta segunda-feira (25), o animal passou por um exame radiológico no Centro de Saúde Animal da Furb. “A gente fez o raio X e decidiu esperar mais um pouco. Não há fratura e o braço deu uma desinchada. Vamos esperar mais 48 horas ou 72 horas para decidir se vamos ter que amputar. Mas estou mais otimista”, disse Júlio César, que antes do teste acreditava que as chances de amputação eram de 80%.

Fora o braço esquerdo, que os especialistas suspeitam que tenha sido a primeira parte do corpo em contato com a fiação elétrica, a recuperação geral da macaca está boa. Segundo o veterinário, “ela está se recuperando bem, se alimentando bem, os ferimentos das queimaduras estão cicatrizando bem também”, disse.

No criadouro científico do Projeto Bugio, há dois macacos que convivem bem com a amputação de membros, segundo o veterinário. “Eles vivem tranquilamente em cativeiro, com uma qualidade de vida boa, só não podem ser reintegrados à natureza”, explica.

Entretanto, o criadouro da Furb não será o próximo lar da fêmea em tratamento, pois está com lotação esgotada. “Não temos mais vaga para nenhum indivíduo agora. Assim que ela tiver um quadro de saúde bom, vou entrar em contato com o Ibama para achar um destino pra ela”, disse Souza.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo