EnglishEspañolPortuguês

Rebocador usado para resgatar baleia chega à praia de Búzios no RJ

26 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Um rebocador cedido pela Petrobras já está posicionado na Praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, para tentar resgatar uma baleia que está encalhada desde a tarde de segunda-feira (25). De acordo com informações de bombeiros do município, a embarcação está a 1,6 mil metros da praia e especialistas e bombeiros estudam a melhor maneira de amarrar e puxar a baleia, aproveitando a maré cheia.

Animal encalhou na segunda-feira (Foto: Reuters)

O animal, da espécie jubarte, deve ser levado para depois da arrebentação. A preocupação é que a baleia não volte a encalhar em outros bancos de areia. A baleia tem cerca de 12 metros de comprimento e pesa em torno de 25 toneladas.

Apesar da chuva e do frio, voluntários passaram a madrugada acampados na praia, para monitorar as condições do animal. “Quando a maré secou muito, a baleia ficou ressecada. A gente teve que ficar se revezando para lançar água com baldes. Foi o suficiente para mantê-la viva”, contou o voluntário Raoni Lemos.

Moradores da cidade e até jornalistas de agências de notícias internacionais acompanham a operação. De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste brasileiro, rumo à região da Antártida, depois do ciclo reprodutivo. Em cerca de dez horas, foram pelo menos cinco tentativas de resgate, sem sucesso.

Ainda não se sabe os motivos que levaram a baleia a sair da rota. Ferimentos causados por embarcações ou até mesmo doenças são algumas das causas possíveis. Segundo especialistas, é exatamente por causa da fragilidade do animal que o resgate precisa ser feito o quanto antes.

“O animal está em uma condição de estresse, sem alimentação, mas a gente não pode desistir. Existe a possibilidade de a gente conseguir retornar esse animal ao mar”, ressaltou o pesquisador Jaílson Fungêncio, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo