Baleia segue encalhada em Búzios (RJ) após tentativa de resgate


A primeira tentativa de desencalhar uma baleia jubarte de 12 metros e 25 toneladas com ajuda de um navio rebocador fracassou nesta terça-feira (26), quando a corda para tirar o animal da areia arrebentou.

O animal, que está encalhado na praia de Geribá desde a tarde de segunda-feira, ainda está vivo e uma nova tentativa de resgate será realizada durante a madrugada, depois que entrar a maré cheia. Uma corda mais resistente será utilizada, de acordo com profissionais responsáveis pela operação de resgate.

“Essa baleia ainda está bem saudável, ela tem condições de sobreviver”, disse à Reuters Bruno Iespan, analista ambiental do Instituto Chico Mendes que participa diretamente do resgate.

Dezenas de bombeiros e voluntários tentam ajudar a baleia a escapar da areia e desde segunda-feira mantém o animal molhado com ajuda de mangueiras e grandes pedaços de pano.

Se a operação com o rebocador der certo, o animal será levado para além da arrebentação, de forma a evitar que encalhe em outros bancos de areia.

As baleias jubarte empreendem a cada ano uma viagem da Antártida rumo à costa nordeste brasileira em busca de águas cálidas e rasas. Elas começam a chegar em julho e permanecem até novembro.

A jubarte que encalhou provavelmente estaria em sua jornada de volta, mas ainda não se sabe o motivo de ter encalhado.

Fonte: O Globo


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>