EnglishEspañolPortuguês

Peixes mortos aparecem no Rio Gravataí (RS)

25 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Especialista acredita que poluição causou falta de oxigênio aos animais

Animais começaram a surgir nas margens do Rio Gravataí na quinta-feira. (Foto:Ronaldo Bernardi)

Desde quinta-feira, peixes das espécimes branca, pintado e judiá aparecem mortos nas margens do Rio Gravataí, próximo à ponte da BR-116, entre Porto Alegre e Canoas. Segundo os funcionários do Clube Náutico Albatroz, próximo do local, o problema é recorrente.

O engenheiro químico do serviço de emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Vilson Trava Dutra acredita que a falta de oxigênio tenha matado os animais. O órgão é responsável por monitorar o local.

Para Dutra, o problema começou com a chuva da semana passada. Em razão do alto índice pluviométrico, houve bombeamento de água pluvial e esgoto da zona norte de Porto Alegre para o canal de drenagem no Sarandi. As bombas foram acionadas para que a água pudesse ir para o Rio Gravataí. Dutra afirma que o lixo presente no canal provoca diminuição do oxigênio da água.

“Estamos na época em que esses peixes sobem do Guaíba para cá em busca de alimento e para procriação. Mas, ao chegarem aqui, se deparam com esgoto e morrem. A solução seria o tratamento de esgoto e não jogar lixo no canal de drenagem”, afirma o engenheiro.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo