EnglishEspañolPortuguês

Conheça as principais causas de queda de pelo canino

25 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma das causas de maior frequência de queda de pelos de pequenos animais é de origem dermatológica e pode ser vista por uma série de variâncias, sendo importante o histórico do animal e o exame clínico.

Em alguns casos, a queda de pelo seria de natureza fisiológica, ou seja, a troca normal de um pelo velho por outro pelo novo, que ocorre geralmente no verão, quando ocorrem as quatro estações. Nas regiões onde há calor todo o ano, a troca acontece em qualquer época.

Patologia

Quando esta queda de pelo estiver aumentada e com lesões, que seria o aparecimento de áreas na pele sem pelo, que variam de 1cm de diâmetro até no corpo como um todo, temos uma queda de pelo chamada de patológica.

As causas patológicas podem ser ocasionadas por origens primárias, como: deficiência nutricional de alguns minerais como zinco e selênio, deficiências de vitaminas A, E, B3, ácido pantotênico, B6, PP, B8; por deficiência de ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 6; por presença de ácaros, piolho, carrapatos, vermes, fungos, protozoários e bactérias.

Estas causas primárias citadas aparecem como as mais comuns na dermatologia e de fácil tratamento clínico.

Causa sistêmica

Temos, ainda, as causas secundárias, que são oriundas de doença sistêmica, como no caso de hipotireoidismos, hiperadrenocorticismos, nanismo hipofisário, dermatose responsiva a castração.

Temos também as de origem alérgica que aparecem, geralmente, em animais acima de 1 ano de idade.

Essas doenças de causa secundária são de natureza complicada e de difícil tratamento e requerem muita paciência e dedicação do tutor.

O ideal é que o tutor leve seu cão a um médico veterinário para que ele possa fazer uma avaliação e chegar a um diagnóstico preciso e instituir uma terapêutica específica para o problema dermatológico.

Com informações de Diário do Nordeste

Você viu?

Ir para o topo