EnglishEspañolPortuguês

Observação de aves conscientiza sobre a preservação da fauna e do meio ambiente

23 de outubro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

De 27 de outubro a 4 de dezembro, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu (100 quilômetros de Bauru, em SP) realizará visitas monitoradas para a observação das aves que fazem parte da fauna da Fazenda Lageado. A atividade, que ocorrerá às quartas-feiras e sábados, às 16h, com grupos de até cinco pessoas, é realizada na mesma área onde é desenvolvido o Projeto Trilha, iniciativa de conscientização ambiental que já recebeu centenas de estudantes de ensino médio e fundamental.

“Fizemos o reconhecimento de vários locais na Fazenda Lageado e decidimos por essa área que comporta a visitação e também tem um número considerável de aves”, explica a professora Renata Cristina Batista Fonseca, coordenadora do projeto.

Trata-se de uma área de regeneração da Mata Atlântica, onde antigamente existia plantio de café sombreado por espécies arbóreas. Depois de ser abandonado, o espaço foi sendo colonizado por novas espécies que foram chegando através do vento e da fauna.

Hoje, há um misto de espécies nativas da região com espécies exóticas que compunham esses plantios antigos. A região já apresenta uma formação florestal com diversidade razoável e que permite a presença da fauna silvestre. Levantamento da fauna silvestre realizado na Fazenda Edgárdia, vizinha ao Lageado, apontou existência de 200 a 250 espécies de aves.

“No Lageado, não existe um levantamento sistemático, mas no local onde ocorre o passeio, durante algumas visitas da equipe responsável pelo projeto, foram identificados 47 espécies”, conta a aluna Mariana de Castro, que cursa o quinto ano de Engenharia Florestal e é colaboradora do projeto.

“Isso não representa o total, mas inclui espécies de tangará, tiê de topete, arapaçu, pitiguari, canário do campo, alma-de-gato, pica-pau da banda branca e picapauzinho”. Além dos pássaros, o visitante com mais sorte poderá encontrar quatis, veados e cotias, animais que eventualmente atravessam da Fazenda Edgárdia para o Lageado.

De outubro até o início de dezembro é a época de reprodução das aves. Por esta razão, neste período, elas circulam e vocalizam mais, facilitando o reconhecimento visual e auditivo.

Como o objetivo do projeto é observar o ambiente com a menor interferência possível, o visitante deverá usar roupas discretas, preferencialmente calças e mangas compridas, de cores que não chamem a atenção, além de ser silencioso. É recomendável ainda que ele leve garrafa com água e lanche.

Por meio da atividade, a equipe do Laboratório de Conservação da Natureza quer despertar o interesse das pessoas para a observação e contemplação da natureza, além de criar aliados para a conservação das áreas naturais. “É uma forma de dividir tanto o conhecimento técnico-científico, como o prazer que temos ao trabalhar com as aves”, diz a professora.

“A observação de aves é uma atividade extremamente saudável, que pode trazer benefícios não só para o visitante, mas para a valorização dos ambientes naturais”.

O projeto de extensão universitária é idealizado pelo Clube de Observadores de Aves e Laboratório de Conservação da Natureza da FCA, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (Proex) e da Supervisão das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Produção da FCA.

As inscrições para as visitas são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do setor de Ciências Florestais do Departamento de Recursos Naturais da FCA pelo telefone (14) 3811-7168 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte: JC Net

Você viu?

Ir para o topo