EnglishEspañolPortuguês

Organização revela a cruel realidade das fazendas de visons na Espanha

22 de outubro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Esta semana a organização de direitos animais Igualdad Animal divulgou uma nova investigação nas fazendas de visons da Espanha, revelando a tortura física e psicológica a que são submetidos, todos os anos, cerca de 400 mil animais nas mãos da indústria de peles.

A investigação, documentada com mais de trezentas fotografias inéditas e dezenas de horas de vídeos e avaliada cientificamente por dois veterinários, nos obriga a enfrentar a realidade trágica e cruel que vivem estes animais, utilizados para a confecção de peças de vestuário.

Foto: Igualdad Animal

Os ativistas da organização Igualdad Animal registraram cenas chocantes em todas as fazendas visitadas:

◦ Visons com os membros mutilados e em carne viva, que nunca recebem qualquer tratamento veterinário.
◦ Visons vivendo entre os seus próprios excrementos e imersos na sujeira.
◦ Visons com feridas abertas até os ossos, que são extremamente dolorosas.
◦ Cenas de canibalismo e lutas constantes entre os animais, devido ao estresse que sofrem.
◦ Visons que perderam os olhos devido a infecções não tratadas e outras mordidas.
◦ Visons com lesões e infecções no ouvido, que perderam a audição e sofrem dores constantes.
◦ Animais vivos compartilhando uma gaiola com cadáveres e restos de corpos (de cabeça necrosada separada do corpo, um quadril com as duas pernas…).
◦ Gaiolas de 35 cm de largura por 45 cm de altura e 100 cm de profundidade, nas quais se encontram 10 visons vivendo em condições deploráveis.
◦ Animais com comportamento neurótico e estereotipado (realização de movimentos mecânicos e repetitivos em círculo, ou para frente e para trás constantemente), resultado do grande estresse que sofrem.

Foto: Igualdad Animal

A equipe de investigação da Igualdad Animal durante dois anos inspecionou quase todas as fazendas de visons na Espanha, passando pela Galicia, comunidade que abriga a maioria das fazendas, o País Basco, Catalunha, Aragão, Valência, Madrid e Castilla-León, descobrindo o verdadeiro inferno que vivem esses animais.

As fortes medidas de segurança das fazendas de vison, protegidas por alarmes, arames farpados, cercas eletrificadas e seguranças, não impediram os ativistas da Igualdad Animal de acessarem estes lugares e obterem imagens nunca antes vistas, mostrando a cruel realidade do interior das fazendas de visons, tirando qualquer dúvida quanto ao terrível sofrimento suportado pelos animais confinados nestes lugares. Uma realidade agora revelada, que exige que nos posicionemos ainda mais contra a indústria de peles de um modo contundente e imediato.

Foto: Igualdad Animal

Os ativistas da Igualdad Animal puderam comprovar in loco a atividade de 92% das fazendas de visons na Espanha, depois de inspecionar 35 das 38 fazendas existentes atualmente no país.

Uma das dificuldades encontradas no decorrer do trabalho foi conseguir um retrato confiável das fazendas de visons na Espanha. Devido à grande disparidade entre os dados obtidos das várias instituições e entidades consultadas, como o Ministério do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho, da Associação Galega de Criadores de Vison (AGAVI) ou a Organização Empresarial Espanhola de Peleteria (OEEP), para a investigação os ativistas consideraram necessário visitar pessoalmente as fazendas para comprovar, sem deixar dúvidas, quais ainda estão em atividade, e qual a realidade destes locais.

Foto: Igualdad Animal

Como resultado, concluíram que muitas das fazendas que constavam em operação nos relatórios haviam sido efetivamente abandonadas nos últimos anos, como por exemplo a fazenda Visons Muros, localizada na Galícia, ou a fazenda de Ullastret, em Girona.

Devido à evidente queda no número de fazendas de visons na Espanha e no número de postos de trabalho da indústria peleteira, comparados com os anos anteriores, acredita-se que os dados fornecidos atualmente pela AGAVI e a OEEP estão obsoletos, deliberadamente para esconder esta realidade que, no entanto, a própria indústria de pele reconhece em particular.

Foto: Igualdad Animal

A Igualdad Animal é uma organização internacional de direitos animais presente na Espanha, Inglaterra, Venezuela, Colômbia, Itália e Polônia, que concentra sua atividade na educação e conscientização social, realizando para isso investigações em vários campos de exploração animal, como matadouros, fazendas de criação, laboratórios e circos, lutando a cada dia para reivindicar um mundo mais justo para todos, independentemente da espécie a que pertencem.

As fotos da investigação podem ser vistas clicando aqui.

Assista ao vídeo feito pela Igualdad Animal nas fazendas de vison, clicando aqui.

Para mais informações sobre a pesquisa, acesse o site da Igualdad Animal.

Você viu?

Ir para o topo