EnglishEspañolPortuguês

Defensores dos animais se organizam contra apresentação de cães em circo no Chile

22 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

No Chile, defensores dos animais se organizaram contra uma promoção do supermercado Jumbo, que presenteava seus clientes com ingressos para o circo Jumbo, onde cães eram explorados em um dos números apresentados.

Tanto o circo quanto o supermercado são da empresa Cencosud, que também é dona dos supermercados Santa Isabel e das lojas Paris e Easy. A cada 10.000 pesos chilenos em compras, o cliente ganha um ingresso para o circo. Se utilizar o cartão da rede Cencosud, ganha dois ingressos.

O circo Jumbo se beneficiava do sofrimento de animais, apresentando um número onde o treinador Nain Abuahabda fazia com que doze cães, de raças distintas, saltassem e fizessem piruetas para divertir a platéia.

Nain Abuahabda e o número com os cães (Foto: Circo Jumbo)

Nem o melhor amigo do homem escapa dos maus-tratos a que são submetidos os animais, vivendo confinados e submetidos a uma série de privações.

O número já foi apresentado em várias cidades no Chile, e o circo vai continuar sua turnê pelo país.

Na cidade de Antofagasta foi possível registrar as condições deploráveis em que os cães vivem, retratando a maneira cruel e egoísta que estes animais são tratados. Duas pessoas fotografaram as minúsculas gaiolas onde os cães são mantidos, em condições precárias, sem espaço para se movimentar, sem comida e sem água.

Cães mantidos em gaiolas minúsculas (Foto: El Activista)

É evidente o estresse que sofrem, especialmente considerando que este circo está em turnê por todo o país e os animais têm de suportar longas e desconfortáveis viagens nestas gaiolas.

Animais confinados em gaiolas minúsculas (Foto: AnimaNaturalis)

Felizmente, após uma série de mensagens enviadas pelos defensores dos animais, o supermercado Jumbo anunciou em sua página no Facebook que decidiu cancelar o número com os cães, “já que é muito importante acolher e escutar as opiniões de todos”. No entanto, o site do circo Jumbo ainda anuncia entre seus artistas o adestrador de cães.

Esperamos que o supermercado Jumbo cumpra com o anunciado, e que números com animais sejam eliminados das apresentações do circo Jumbo. Que esta atitude seja seguida por todos os circos que insistem em promover a exploração e os maus-tratos aos animais.

Você viu?

Ir para o topo