EnglishEspañolPortuguês

Intoxicação pode ter provocado a morte de peixes no balneário de Caarapó (MS)

20 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Osvaldo Lupinetti e Naélcio Crudi vistoriam lago do balneário (Foto: Dilermano Alves)

Intoxicação alimentar. Essa pode ser a causa da morte de peixes da espécie tilápia, registrada no lago do balneário Ayrton Senna da Silva, em Caarapó, no MS, ocorrência observada nos últimos 30 dias.

Laudo necroscópico de peixes enviados pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Caarapó ao Laboratório de Ictiosanidade Famez, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), assinado pelo fiscal Éder Dittmar, atesta “provável intoxicação por produtos utilizados no gado de leite nas propriedades vizinhas ou por provável micotoxicose devido à quantidade de quirera de milho adicionada e possivelmente contaminada por micotoxinas (grãos ardidos de milho com a presença de mofo).”

O médico veterinário Osvaldo Lupinetti, que é chefe do Departamento de Vigilância Sanitária de Caarapó, explica que os exemplares encaminhados para análise apresentavam “fígado lesado com alterações congestivas, friável e esbranquiçado”. “Sem dúvida, resultado de intoxicação”, afirmou.

Em relação à utilização do lago por banhistas, o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária de Caarapó disse que não há restrições. “Encaminhamos amostras da água do lago para exames laboratoriais. O resultado indica balneabilidade satisfatória e excelente”, afirmou Lupinetti.

O chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Caarapó, Naélcio Crudi, disse que está acompanhando o caso de perto e que, se necessário, vai propor a execução de um projeto mais abrangente para solucionar este e outros problemas no balneário de Caarapó. “Vamos nos reunir com o prefeito Mateus Palma de Farias para discutir essas questões”, afirmou.

Com informações de A Crítica

Você viu?

Ir para o topo