EnglishEspañolPortuguês

Estudo relaciona pelagem dos leopardos com o habitat em que vivem

20 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Naturlink

As manchas da pelagem dos leopardos ou as listas da pelagem dos tigres são camuflagens intimamente relacionadas com os seus habitats. No caso dos leopardos, o padrão difere substancialmente dos restantes felinos silvestres que apresentam, normalmente, a parte mais escura da pelagem em listas ou com padrões muito simplificados.

Num recente estudo, realizado no Reino Unido, foram examinadas 37 espécies de felinos silvestres para melhor compreensão dos espetaculares padrões de cores que estas apresentam.

Os investigadores concluíram que as espécies de felinos mais adaptadas às árvores e com atividade noturna apresentam os padrões mais complexos e irregulares. A origem destes padrões depende do habitat e da forma como a espécie utiliza esse habitat, proporcionando uma camuflagem essencial para sua sobrevivência.

No caso dos leopardos, o distinto padrão que apresentam ter-se-á desenvolvido nas florestas, um habitat mais complexo, que terá induzido ao desenvolvimento de um padrão mais complexo. A relação apurada foi neste trabalho estabelecida através de modelos matemáticos que demonstram a relação das complexidades dos padrões e que se terá desenvolvido por mecanismos genéticos normais.

Fonte: Naturlink

Você viu?

Ir para o topo