EnglishEspañolPortuguês

Doença devasta populações de rãs no Reino Unido

20 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Rã comum, vítima de hemorragias na pele (Foto: Wikipedia)

O fungo Batrachochytrium dendrobatidis não é o único que mata os anfíbios em todo o mundo. Agora uma doença do gênero ranavírus está devastando populações de sapos no Reino Unido. De acordo com estudo recentemente publicado, o ranavírus está se espalhando rapidamente e matando as rãs comuns (Rana temporaria). Nas regiões onde o ranavírus está presente no Reino Unido, as populações de rãs caíram 81% nos últimos 12 anos. A doença faz com que os animais infectados sangrem até a morte por meio de hemorragias na pele.

Anteriormente restrito ao sudeste da Inglaterra e, possivelmente, introduzido no Reino Unido através de rãs ou peixes transportados ao país, o ranavírus já se espalhou para o oeste, em Lancashire, e Yorkshire, no norte. “Precisamos desesperadamente descobrir como esse vírus se espalha”, disse Trent Garner, coautor do estudo e membro da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês).

“Nossos resultados mostram que o ranavírus não provoca apenas eventos pontuais de mortalidade em massa, mas também é responsável pelo declínio da população a longo prazo”, disse o autor. “Precisamos entender mais sobre esse vírus, se quisermos minimizar a grave ameaça que representa para os nossos anfíbios nativos.”

De acordo com o resumo do jornal, esse é o primeiro estudo a examinar os impactos a longo prazo do ranavírus, embora outros estudos terem olhado para eventos de mortalidade em massa associados com a doença. O ranavírus também tem sido associado a mortes em massa de salamandras, tartarugas e outros animais em todo o mundo.

Há uma boa notícia, porém: algumas populações de rãs comuns do Reino Unido conseguiram se recuperar de infecções causadas pelo ranavírus. Para os autores, isso indicaria a possibilidade de haver alguma imunidade ao ranavírus em alguns anfíbios.

Fonte: Scientific American Brasil

Você viu?

Ir para o topo