EnglishEspañolPortuguês

Bugio sofre sérias queimaduras ao encostar em rede elétrica em SC

20 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Furb, por meio do Projeto Bugio, estuda parceria com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para mapear os locais da cidade onde ocorrem mais acidentes com animais em redes de energia elétrica. O levantamento deve durar um ano e poderá evitar acidentes como o de ontem à tarde, na Rua Hermann Hering, no Bairro Bom Retiro, onde uma fêmea de bugio sofreu queimaduras depois de receber descarga da rede de alta tensão, que pode chegar a 25 mil volts.

A bugio fêmea ficou ferida após sofrer uma descarga elétrica. Foto: Patrick Rodrigues/Jornal de SC/Ag.RBS

Depois do choque, ela caiu desmaiada sobre a rua e foi recolhida por uma senhora que passava de carro. Ela iria levá-lo até um veterinário, mas a bugio acordou e a motorista chamou a Polícia Ambiental.

Ela foi encaminhado ao Projeto Bugio da Furb e recebeu atendimento de um veterinário. A fêmea, uma adulta jovem com cerca de oito anos, segundo a avaliação médica, teve queimaduras por todo o corpo, ferimentos no rosto e um dos dedos quebrados. Ela passará, hoje, por exames para uma avaliação de como estão os órgão internos. Segundo o médico veterinário Julio César de Souza Júnior, dependendo das lesões, o animal poderá se recuperar logo. Depois de reabilitado, ela será levada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A suspeita é que ela tenha saído do Parque São Francisco de Assis.

Sempre que ocorrer um acidente deste tipo, a orientação do médico veterinário é para que a pessoa chame a Polícia Ambiental. Em média, a Celesc atende 200 acidentes por ano com desligamento da rede por causa da queda de animais nos fios de energia elétrica.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Você viu?

Ir para o topo