EnglishEspañolPortuguês

Filhote de lobo-guará morre de infecção generalizada em Teresópolis (RJ)

19 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Animal não resistiu aos ferimentos provocados por mordidas de cães

No princípio do mês de outubro, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil capturou um filhote de lobo-guará após informações passadas por moradores da localidade de Sebastiana, no interior do município. O animal foi levado ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o PARNASO, onde recebeu atendimento por dez dias. Porém, não resistiu aos ferimentos causados por mordidas de cães domésticos e morreu na última sexta-feira.

O habitat natural dessa espécie é na região Centro-Oeste do país, na vegetação do cerrado. Mas, devido ao desmatamento que vem acontecendo nesta área, os lobos da espécie guará estão sendo encontrados no Rio de Janeiro. “Eles são comuns lá no cerrado, que tem uma vegetação bem diferente da nossa. Com a Mata Atlântica sendo destruída, os lobos estão vindo para cá. Nós já tivemos dois registros em Teresópolis de aparecimento dessa espécie”, explicou o Biólogo Guilherme Andreoli, da SMMA, que ajudou no resgate do animal.

O primeiro lobo foi resgatado em setembro, no mesmo sítio, em Sebastiana. De acordo com Guilherme, ele não estava tão ferido e pôde ser solto novamente na mata, podendo encontrar com os lobos adultos que agora vivem no local. Infelizmente, o segundo guará não teve a mesma sorte e morreu na última sexta-feira, 15, por causa de uma infecção generalizada provocada pelas mordidas de diversos cachorros. “Quando encontramos, ele estava em uma espécie de armazém de rações da propriedade dos moradores que ligaram informando. Estava todo machucado, com várias mordidas, no pescoço, virilha e coxa, com lesões profundas e em vários pontos com rasgos. O lobo ficou dez dias com a gente, só que piorou na ultima quarta-feira, e sexta-feira à tarde o encontramos morto”, disse.

Segundo o biólogo, na área onde o lobo foi encontrado está acontecendo provavelmente a prática de caça de animais. “Se ele estivesse em um local isolado talvez não sofresse esses ataques. Os cachorros são daquela área, então os vizinhos daquela propriedade é que estão caçando os filhotes de lobo. Esse é o segundo que encontramos”, afirma Guilherme.

Fonte: O Diário de Teresópolis

Você viu?

Ir para o topo