EnglishEspañolPortuguês

Educadores fazem teatro com máscaras para alertar contra extinção de espécies

19 de outubro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/A União)

As máscaras do projeto “Habitatz – Biodiversidade sem Limites” querem personificar, junto das populações da Terceira, quatro espécies em vias de extinção: a águia imperial ibérica, a salamandra lusitânica, o lince ibérico e o golfinho roaz corvineiro.

A partir de hoje, e até sexta-feira, a iniciativa europeia lança uma ação de formação para cerca de três dezenas de professores/educadores da Terceira, bem como intervenções teatralizadas nas escolas secundárias de Angra e da Praia, em Portugal.

“Espécies ameaçadas invadem a ilha Terceira, nos Açores!”, assim se apresenta o projeto “Habitatz – Biodiversidade sem Limites”, iniciativa da Comissão Europeia, desenvolvido pela empresa Gobius Comunicação e Ciência que hoje, e até sexta-feira está na ilha Terceira para sensibilizar para a preservação da biodiversidade, sobretudo das espécies em extinção.

A imagem de marca do projeto é feita através do recurso a teatralizações das espécies em extinção com recurso a máscaras, animadas pelos técnicos da Gobius.

Hoje, uma equipe de três elementos ministrará uma ação de formação para cerca de três centenas de professores e educadores no Centro de Informação Europe Direct dos Açores, entre as 18h e as 21h, no auditório pólo universitário do Pico da Urze.

Nos dias 20 e 22 de outubro, serão realizadas intervenções na escola secundária da Praia da Vitória e na secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, respectivamente.

Em declarações ao jornal A União, Liliana Paulos, técnica do projeto, refere que a ideia, com a formação de hoje, é replicar a ação de sensibilização junto das populações mais novas: “temos como objetivo replicar as atividades do projeto”.

Máscaras- estrelas

“Nós falamos sobre biodiversidade e sobre a conservação das espécies que estão ameaçadas na Europa, para isso, temos mascaras hiper-realistas das espécies, neste caso quatro, que levamos às escolas, aos comboios, às baixas da cidade, entregando guias de interpretação ambiental, para fazermos essa sensibilização”, disse a responsável.

Liliana Paulos refere que as máscaras “são como as nossas estrelas, as nossas mascotes que encabeçam o projeto”.

Uma estratégia que, conta, tem tido sucesso: “as pessoas ficam curiosas com as máscaras, e acabam por fazer perguntas sobre o projeto”.

A técnico da Gobius explica quais as quatro espécies em vias de extinção: “são quatro espécies da península ibérica que estão ameaçadas, principalmente em Portugal, nomeadamente a águia imperial ibérica, a salamandra lusitânica, o lince ibérico e o golfinho roaz corvineiro.

Roaz de saúde nos Açores

Sobre esta última espécie (roaz corvineiro), a técnica salvaguarda que ela não está em vias de extinção, mas que acabou por ser “um representante dos mamíferos marinhos que transmite a mensagem dos riscos que esta espécie atravessa, sobretudo por via do incremento de plásticos no mar, por isso, falamos de reciclagem”. Este é, adianta, “um alerta mais dirigido para as espécies que vivem nos estuários”.

Porém, o perigo, conta, é iminente: “neste momento, só existem 10 indivíduos da águia imperial ibérica. O lince ibérico, que há algumas centenas de anos registrava a existência de 100 mil linces, neste momento apenas conta com 150 na península ibérica”.

“Estamos agora a fazer alguns projetos a nível europeu para a reintrodução do lince em Portugal porque os 150 indivíduos existentes são espanhóis”.

Depois desta paragem na ilha Terceira, o projeto Habitatz vai desenvolver as suas atividades no distrito de Santarém.

Habitatz artístico

Além das máscaras hiper-realistas, o projeto Habitatz conta com ferramentas multidisciplinares e artísticas, como o teatro-imagem, uma exposição interpretativa, um concurso de fotografia e live action spots. Conta também com parcerias sólidas com organizações não governamentais, como a Liga para a Proteção da Natureza, e empresas, como a CP – Comboios de Portugal, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, SA., Rede Ferroviária Nacional – REFER e com promoção e difusão junto dos organismos de comunicação social e organismos de informação europeia. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia, promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, enquanto organismo intermediário, no quadro da parceria de gestão estabelecida entre o governo português e a comissão Europeia, através da sua representação em Portugal.

Fonte: A União

 

Você viu?

Ir para o topo