EnglishEspañolPortuguês

Grupos veganos marcam presença na Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul

18 de outubro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: RSantini

A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul foi uma celebração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, estabelecido pela FAO/ONU, com tema ‘Unidos Contra a Fome’. Após diversos dias de atividades, o encerramento ocorreu no domingo, 17, com instalação da Praça de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, junto ao Brique da Redenção, maior ponto de fluxo popular aos domingos em Porto Alegre. Durante todo o dia, entidades como Emater, Embrapa, Conselho Regional de Nutrição, Instituto de Cardiologia, Banco de Aleitamento Materno e outros tiveram stands para atendimento à população.

Foto: RSantini

Representando o veganismo, se fez presente a dobradinha ProVegan e Vanguarda Abolicionista, com apoio da Vegan Staff, Casa Verde e independentes. O espaço promoveu farta distribuição de material educativo e de conscientização, e em alguns momentos havia tumulto junto às mesas, pelo interesse que desperatava no público frequentador da Redenção.

Foto: Marcio de Almeida Bueno

Aproveitando o trânsito constante, os ativistas realizaram uma série de ações ao longo do dia. Além do atendimento ao público, interessado ou curioso pela proposta de posicionamento ético em relação aos animais, houve recolhimento de assinaturas contra a vinda de girafas para o Zoológico de Sapucaia, pelo movimento ‘Lugar de Animal’.

Foto: Marcio de Almeida Bueno

Uma das vacas da Cow Parade, usando nariz de palhaço, estava instalada próximo aos stands, e parte do grupo posou para fotos junto à estatua, portando dois banners, atraindo a atenção dos passantes.

Foto: RSantini

No local, ocorria um tradicional bandeiraço de partidos políticos, e novamente foi flagrada a exploração de animais não-humanos para fins eleitoreiros. O magrelo pônei Rochinha era usado como porta-cartaz de propaganda para um dos candidatos à Presidência da República. “Podem fotografar e botar na Internet”, sorria,  orgulhoso, o responsável pelo animal.

Foto: Marcio de Almeida Bueno

O stand recebeu a visita do ciclista vegano Klaus Volkmann, que já havia contatado com a Vanguarda Abolicionista via site. Sua bicicleta reclinada feita de bambu atraiu ainda mais gente para o espaço do veganismo na praça, que naquele momento já ocupava a banca do lado, tal o movimento verificado.

Foto: RSantini

No outro extremo do parque, uma rádio local promovia shows, e por lá circularam alguns dos ativistas, distribuindo impressos e conversando com as pessoas, muitas acompanhadas de animais de estimação.

Foto: RSantini

A organização do evento fez questão de agradecer a presença da Vanguarda na feira, pelo segundo ano consecutivo, já convidando para as atiividades de 2011. A data terminou em clima de confraternização, com distribuição de nêga maluca vegana oferecida pelo restaurate Casa Verde. “…Mas não tem leite?!”, perguntou um incrédulo.

Foto: RSantini

Fonte: Carne Nunca Mais

Você viu?

Ir para o topo