EnglishEspañolPortuguês

Substâncias tóxicas despejadas na água causam sérios danos aos animais

17 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Vazamento de produtos no Rio Shonghua na China (Foto: Por Reprodução)

A contaminação da água por substâncias sintéticas nocivas às funções vitais e à reprodução se acentua cada vez mais. A complexidade dessa ameaça ainda não foi decifrada e continua sendo objeto de pesquisa.

Presentes em pesticidas, solventes ou medicamentos, as substâncias tóxicas causam danos imprevisíveis ao meio ambiente. Esses xenobióticos representam uma ameaça aos animais que vivem nas águas, afetando seu sistema hormonal. Isso foi comprovado por inúmeros estudos com peixes, águias-marinhas e até ursos polares.

A hidróloga sueca Malin Falkenmark se refere a uma bomba-relógio. Essas substâncias representam um problema sério para as gerações futuras, já que afetam a reprodução. “Se um tóxico for diluído na água, vai se espalhar pelo mundo todo, pois a água está em toda parte”, alerta.

Pílulas anticoncepcionais também poluem

Um exemplo disso é o estrogênio. O corpo elimina através dos excrementos tanto os hormônios naturais como os artificiais, a exemplo do estrogênio contido nas pílulas anticoncepcionais e liberado.

Produtos químicos industriais também contêm substâncias que desencadeiam um efeito hormonal. Na água, elas se mantêm ativas durante muito tempo, pois dificilmente se decompõem biologicamente, explica a cientista Patricia Holm, da Universidade da Basileia.

“Uma vez que essas substâncias têm efeito análogo ao de um hormônio, no fim das contas basta uma única molécula para entrar em interação com um receptor”, descreve a especialista. Concentrações mínimas podem se tornar ativas no corpo humano e em outras espécies, como peixes, anfíbios e outros vertebrados que vivem na água.

Bangladesh corre risco de falta de abastecimento de água potável

Com informações de  DW-WORLD.DE

Você viu?

Ir para o topo