EnglishEspañolPortuguês

Filhotes que foram resgatados de bueiro no interior de SP aguardam adoção

16 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Os cinco filhotes da cadela Pretinha, que foram resgatados de um bueiro no cruzamento das ruas Xv de Novembro e Boa Morte pela comerciante Rafaela Pereira Costa, 36, em Piracicaba (SP), e foram recolhidos pelo Canil Municipal no dia 10 de setembro, já podem ser adotados. Os cãezinhos estão com um mês e por causa das mudanças do clima, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eliane de Carvalho Silva, está disponibilizando as três fêmeas e os dois machos, que estão pesando entre 900 gramas e 1,2 quilo, para pessoas interessadas em adotá-los.

Segundo a coordenadora, a permanência dos filhotes no Canil pode significar risco à saúde deles. “Eles estão saudáveis, mas com as quedas de temperatura desse período de transição entre as estações, pode haver queda da imunidade dos cães”, afirmou.

A mãe dos filhotes foi castrada e também poderá ser adotada. Os filhotes não estão castrados. “As pessoas que os adotarem terão de assumir o compromisso de trazê-los no prazo de um mês para castrá-los. Geralmente doamos os filhotes já castrados, mas excepcionalmente neste caso, para garantir a saúde deles, estamos antecipando a doação”, explicou Eliane.

Segundo ela, as pessoas que os adotarem poderão contar com apoio do Canil. Eles já estão vacinados e vermifugados. “Quem os adotar deverá tomar todos os cuidados necessários, como exige qualquer filhote. Eles vão chorar nos primeiros dias, pela separação da mãe e dos irmãos. Esses cinco cãezinhos têm a vantagem de terem ficado mais tempo com a mãe, foram amamentados por ela, o que garante mais saúde a eles”, disse.

Adoção

O Canil Municipal está atualmente com 64 cães. Muitos estão disponíveis para adoção. Além dos cinco filhotes, há outras ninhadas que ainda estão no período de quarentena. Também há animais adultos e já velhos que foram abandonados nas ruas e recolhidos ao local.

Um deles é um akita macho, branco, com idade aproximada de 9 anos, que está cego. “Para ele, que é de grande porte, ficar no canil é muito prejudicial, porque o canil é pequeno. Ele foi abandonado”, afirmou Eliane.

Outros cães adultos que estão no canil e podem ser adotados são dois pit bulls, um macho de seis anos e uma fêmea, de 8 anos, um vira-lata tigrado de três anos e um cachorro branco com manchas pretas, de seis anos.

Os interessados nos filhotes ou em alguns desses animais podem comparecer ao Canil Municipal na rua dos Mandis, sem número, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas e levar um comprovante residência e os documentos RG e CPF. Informações no tel (19) 3427-2721.

Fonte: Gazeta de Piracicaba

Você viu?

Ir para o topo