EnglishEspañolPortuguês

Turbinas eólicas roxas, em vez de brancas, poupariam a vida de pássaros e morcegos

15 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

As turbinas eólicas produzem energia limpa, mas são extremamente letais para pássaros e morcegos, que voam direto para suas lâminas brancas. Um estudo realizado em 2009 mostrou que as turbinas eólicas são responsáveis por 90% das mortes de pássaros na região em volta dessas estruturas. Tudo porque a cor branca das lâminas atrai insetos que, por sua vez, servem de alimento para pássaros e morcegos.

Foto: Reprodução/Veja

Uma solução possível para o problema pode ser a mudança de cor das lâminas. Pesquisadores afirmam que se as turbinas eólicas fossem pintadas de roxo, as vidas de muitos pássaros e morcegos seriam poupadas. Pesquisadores da Universidade de Loughborough (Inglaterra) descobriram que a cor utilizada na pintura dessas estruturas exerce um papel fundamental no número de insetos atraídos. O branco, diz a pesquisa, é uma das cores que mais atraem os insetos, só perdendo para o amarelo. O estudo demonstrou que turbinas eólicas revestidas de roxo reduzem drasticamente o número de insetos atraídos e, consequentemente, os pássaros e morcegos.

Contudo, os cientistas afirmam que a cor não é o único elemento que atrai os insetos — o calor gerado pelas turbinas também exerce grande influência. Os resultados da pesquisa serão publicados no periódico European Journal of Wildlife Research.

Fonte: Veja

Você viu?

Ir para o topo