EnglishEspañolPortuguês

Pesquisa revela que a presença das baleias permite que mais fitoplânctons cresçam

14 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Estudo de cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Vermont, ambas nos Estados Unidos, aponta que fezes de baleia não afundam no oceano e sim flutuam na superfície, podendo fertilizar importantes ecossistemas aquáticos. As informações são do site LiveScience.

Segundo os pesquisadores, organismos menores, como micróbios, plâncton e peixes eram os mais importantes membros do ciclo de nutrientes na cadeia alimentar dos oceanos, mas o novo estudo mostra que as baleias também possuem grande importância.

As baleias, graças as suas fezes ricas em nutrientes, são de fundamental importância no transporte de nutrientes do local onde se alimentam – em águas fundas, para a superfície, na qual elas fertilizam plantas chamadas fitoplânctons.

Foram examinados 16 exemplares de fezes de baleias do Golfo de Maine, nos Estados Unidos e encontradas concentrações de nitrogênio nos exemplares, que se relacionam ao nitrogênio utilizado por micróbios e fitoplânctons. A presença das baleias permite que mais fitoplânctons cresçam, aumentando a produção de animais que comem a planta.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo