EnglishEspañolPortuguês

Beija-flor constrói ninho em ventilador de uma sala de aula em SP

14 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

As aulas da Escola Estadual Salvador Rocco, na Zona Leste de São Paulo, ganharam um novo apoio didático. O nascimento e o crescimento de pássaros podem ser acompanhados ao vivo pelos estudantes. Um beija-flor construiu um ninho no ventilador da classe. A reportagem foi uma sugestão da aluna Mirella Torquato, de 16 anos.

No ninho pequeno, no ventilador, mal dá para ver os dois filhotes. Eles chegaram e tudo mudou na classe. A janela nunca mais fechou, para a mãe beija-flor poder entrar. “Todos os dias, ela vem alimentá-los. Quando ela estava montando [o ninho], trazia a palhinha, essas coisas”, conta a estudante Soraia Alves.

Os estudantes perceberam o ninho quando voltaram das férias de julho. “Nós fomos ligar o ventilador e demos conta do passarinho montando o ninho”, conta Mirella Torquato.

Os filhotes nasceram no fim de setembro e, desde então, não perdem uma aula. A direção da escola descobriu com biólogos que a fêmea precisa de um tempo para ensinar o filhote a voar, e necessita de um pouco de sossego. Por isso, durante o período da tarde, não tem mais aula na sala, que fica fechada nesse horário. Os alunos vão para uma outra classe. Tudo para deixar a mamãe bem à vontade com os filhinhos.

A diretora garante: as aulas não estão sendo prejudicadas. Pelo contrário, a família beija-flor transformou os alunos. “Eu acho que eles colaboraram para que a natureza funcionasse. Acho que eles ficaram mais quietinhos”, diz a professora Silvana Penha. “Já que ela preferiu a nossa sala, por que não preservar?”, questiona Tamires.

Segundo um estudioso de beija-flores, os filhotes são da espécie tesoura, muito comum nas cidades. Mas eles chamam a atenção pela beleza e tamanho nada comuns.

Assista ao vídeo da reportagem:

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo