São Caetano do Sul (SP) realiza castração animal a partir de censo


São Caetano é a primeia cidade da região metropolitana a realizar um Censo Animal no município, a partir de pesquisas com as famílias cadastradas em programas sociais da Prefeitura, para realizar a castração gratuita de cães e gatos.

A medida tem o objetivo de detectar as residências que possuam animais e verificar a quantidade e características para que seja realizado o procedimento. Os animais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e os encaminhados pelas ONGs de proteção animal da cidade também serão castrados a partir da iniciativa.  O Bairro São José será o primeiro a contar com a ação.

Para que a medida tome ainda mais força, a equipe do PSF (Programa Saúde da Família) da cidade também está agindo na divulgação da iniciativa. Os profissionais visitam as residências para explanar sobre a ação, informando sobre a importância da guarda responsável e do bem-estar dos animais.

Outras ações

A Prefeitura de São Caetano realiza diversas ações voltadas à causa animal, como a campanha permanente de adoção de animais no Centro de Controle de Zoonoses (Rua Justino Paixão, 141, no Bairro Mauá). O horário de atendimento do local é de segunda à  sexta-feira, das 9h às 16h. Para adoção, é necessário ter mais de 18 anos, levar RG, comprovante de residência e assinar um termo  responsabilizando-se pelo animal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4231-3938.

Além disso, a população tem acesso, no site da Administração municipal, a um hotsite que contém fotos e características dos animais que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses da cidade, prontos para serem adotados.

A cidade conta também com uma Unidade Móvel de Ações Veterinárias, o “Pet Bus”. O equipamento, que está semanalmente em diversos pontos da cidade, objetiva promover ações como vacinação antirrábica, fornecer orientações, além de estimular a posse responsável de animais.

O CCZ de São Caetano vem realizando, em parceria com as ONGs Nipa, Arca de Noé, e APASCS, ambas de proteção animal, feiras de adoção. Os animais que se encontram no local são doados já chipados (com identificação) para prevenir o abandono e os maus-tratos.

Fonte: Diário do Grande ABC


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

DESESPERO

CONSOLO

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>