EnglishEspañolPortuguês

Queimadas causam impacto negativo sobre a fauna e flora angolana

13 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

As queimadas anárquicas, a caça e a pesca, perpetradas por populares continua a provocar a morte de espécies animais em várias áreas naturais do país, informou hoje o ambientalista Vladimir Russo. Em declarações à Angop, Vladimir Russo disse que o conflito entre o homem e animais têm provocado impacto negativo sobre a flora e fauna, tais como a destruição do habitat de várias espécies e a diminuição dos seus stoks (animais e peixes).

Face aos perigos identificados na flora e fauna angolana, o ambientalista defende uma maior fiscalização das áreas de conservação e naturais, bem como a dotação de meios e equipamentos diversos para a supervisão das zonas afetadas.

Para Vladimir Russo, a criação de um sistema nacional de áreas protegidas, descentralizado em  nível provincial, será uma medida benéfica para evitar a caça , permitindo o reforço do patrulhamento a nível das áreas de proteção ambiental no país.

Ele ainda acrescentou que a política nacional de florestas, fauna selvagem e áreas de conservação já aprovado, assim como a lei sobre o mesmo tópico por ratificar, só poderão ter resultados positivos caso a sua implementação for efetiva e a existência de um quadro institucional e de recursos humanos com capacidade para fiscalizar a implementação da lei em vigor.“A criação dos institutos de gestão do ambiente e da biodiversidade, perspectivados pelo Ministério do Ambiente serão uma forma de apoiar na proteção ambiental e gestão da biodiversidade no país”, concluiu.

Fonte: AngolaPress

Você viu?

Ir para o topo