EnglishEspañolPortuguês

Baleia jubarte é encontrada morta na Praia Grande, em SP

13 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Mais uma baleia jubarte foi encontrada morta na região. O animal foi descoberto por volta das 22 horas desta segunda-feira, no bairro Caiçara, em Praia Grande. É a sexta baleia da espécie que morre nas praias da região desde junho.

Em função do número, considerado elevado, o Grupo de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (Gremar) pretende fazer um alerta ao Instituto Baleia Jubarte, a fim de que sejam pesquisadas as causas das mortes.

No domingo, uma outra baleia, da mesma espécie, apareceu no Balneário Itaóca, em Mongaguá.

“Fomos avisados hoje, às 7 horas. Era um animal muito grande”, explicou o inspetor do Grupamento da Guarda Costeira da Cidade, Delfo Almeida Monsalvo.

“Precisamos de quatro tratores e uma retroescavadeira para conseguir tirá-la; e tivemos que cortá-la.”

De acordo com a veterinária do Gremar, Andréa Maranho, trata-se de um animal adulto, com cerca de 17 metros de comprimento, cujo sexo não foi possível identificar, já que, ao chegar ao local onde o corpo fora encontrado, ele já havia sido cortado.

Andréa diz que está preocupada com as mortes.

“Alguma coisa deve estar acontecendo. Estão encalhando muito aqui no Estado de São Paulo.”

Nesta terça-feira, o corpo da baleia morta já não estava mais no bairro Caiçara. No local foi encontrado um trator, acionado para a remoção dos pedaços do animal, e que acabou ficando atolado na areia. Para remover o veículo, outros tratores foram providenciados.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo