EnglishEspañolPortuguês

Golfinhos capturados em Taiji são vendidos para parque aquático no Egito

12 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Claudia Sarmento

Mais uma vez os golfinhos de Taiji – cidade japonesa que foi cenário do documentário “The Cove”, que ganhou o Oscar de 2010 – ganharam destaque na imprensa do Japão.

Ativistas denunciaram que quatro golfinhos capturados em Taiji foram vendidos para um parque aquático no Egito e abrigados num pequena piscina, no meio do deserto, sem nenhuma condição apropriada. A organização Save Japan’s Dolphins, que luta contra o massacre e a captura de golfinhos no Japão, afirmou que, depois da pressão dos ativistas, os animais foram transferidos para um tanque maior (foto abaixo). “Resta saber se sobreviverão, pois acreditamos que não estejam em boas condições. O novo tanque é literalmente no meio do deserto, exposto à poeira, calor e radiação do sol”, escreveu a ONG em seu site.

Foto: Reprodução/O Globo

A organização ambiental egípcia Hepca está tentando pressionar o governo a impedir a construção de um aquário na região. As autoridades de Taiji confirmaram a exportação dos golfinhos e alegaram que eles são muito procurados pela indústria de entretenimento por serem espertos e terem “uma cara bonitinha”.

No filme “The Cove”, o ex-treinador Ric O’Barry, que treinou os golfinhos para a série “Flipper” e depois virou um grande opositor do cativeiro desses animais, afirma que, nos aquários eles vivem sob profundo estresse.

Taiji é o único lugar do Japão que captura e mata golfinhos. No documentário, fica claro que a esmagadora maioria da população japonesa não tem ideia do que acontece na cidade. Os quatro golfinhos vendidos para o deserto custaram US$ 300 mil.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo