EnglishEspañolPortuguês

Ativistas repudiam rodeio organizado por universidade chilena

12 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Danielle Bohnen (da Redação)

Durante os dias 09, 10 e 11,  na Comuna Villa Alemana, na província Valparaíso, no Chile, foi realizado o Rodeio Bicentenário em um evento chamado de “Fim-de-Semana da Chilenidade”. Diante disso, a organização internacional AnimaNaturalis tomou providências, de acordo com o jornal PrenAnimalista.

“Esta atividade é para nós totalmente sem sentido. Apesar de o rodeio ser considerado um esporte nacional por lei, consideramos que não é, de maneira nenhuma, uma forma de nos sentirmos orgulhosos como chilenos”, declarou o coordenador da AnimaNaturalis no Chile.

“Acredito que existem outras maneiras de se sentir orgulhoso de nosso país. O fato de que em 1822, por iniciativa de Manuel de Salas e apoiado pelo governo de Bernardo O`Higgins, foram proibidas atividades como as rinhas de galos e as corridas de qualquer gênero, por serem consideradas cruéis para com os animais, isso sim é motivo para que nos orgulhemos”, lembra.

O ativistas assinalaram que para haver um avanço como sociedade, não é possível continuar dando valor às “más tradições”, como o rodeio. Asseguram que o fato de utilizar animais para entretenimento humano, demostra que, em vez de estar progredindo, na realidade, o país está andando para trás.

“A melhor maneira de festejar o bicentenário, é reivindicar as ideias que têm mais de 150 anos no país. Se as rinhas de galo já foram proibidas e as também as corridas de touros, o mais lógico é que o reodeio também seja proibido, por tratar-se de uma atividade que, claramente, comete crueldade contra os animais”, afirma.

Os animais têm direitos fundamentais que não podem ser negligenciados. Têm o direito de viver e serem livres. Todos esses direitos são violados no rodeio.

“Como AnimaNaturalis, chamamos à sociedade a refletir diante destes fatos e fazemos um apelo para que não assistam aos espetáculos que utilizem animais, já que não estão no mundo para nosso entretenimento”.

Você viu?

Ir para o topo