EnglishEspañolPortuguês

Resgatado o primeiro cagarro do ano pela Campanha SOS Cagarro

11 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Foi recolhido esta noite o primeiro jovem cagarro salvo e registado pelas Brigadas SOS Cagarro. Resultado dos nevoeiros e dos ventos deste final de semana, este cagarro estava desorientado quando caiu no quintal de um particular do Capelo que, prontamente, chamou a Brigada do Parque Natural da Ilha do Faial. Os Vigilantes da Natureza registraram a ocorrência e, ainda durante esta manhã, libertaram a ave na Praia de Porto Pim.

Os cagarros são aves muito sensíveis que utilizam as ilhas dos Açores para nidificação. Os Açores assumem uma importância particular já que 70% da população desta subespécie utiliza as ilhas para a sua reprodução. Durante a época de saída dos ninhos, os jovens cagarros estão especialmente sensíveis às luzes dos edifícios e automóveis o que, muitas vezes, resulta na sua queda. Este fato coloca-os perante uma potencial morte por atropelamento ou serem vítimas de predação. Por esta razão, é importante contribuir, colocando os jovens cagarros em segurança sempre que os mesmos forem encontrados nas situações referidas.

A Campanha SOS Cagarro desenvolve-se de 1 de outubro a 15 de novembro. Particularmente nas noites ventosas e chuvosas, ou com neblinas, especialmente se coincidentes com noites de lua nova, é importante percorrer as estradas e, utilizando as regras de segurança expostas no sítio internet do cagarro, colocar a salvo as jovens aves.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar disponibiliza mais informações pelo site de internet soscagarro.azores.gov.pt. Questões e dúvidas poderão ser colocadas pelo email [email protected].  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, por isso necessita do javascript ativado para o visualizar ou utilizando os contactos telefônicos dos Serviços de Ambiente de Ilha.

Fonte: Correio do Norte

Você viu?

Ir para o topo