EnglishEspañolPortuguês

Ativistas realizam ato pacífico contra feira de filhotes em shopping de Canoas (RS)

11 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Na tarde deste domingo, dia 10 de outubro, o grupo que atua em defesa dos direitos animais Vanguarda Abolicionista organizou um protesto em frente ao Canoas Shopping, em Canoas, RS, que sediava uma feira de filhotes, com vistas ao Dia da Criança, 12 de outubro. O evento tradicionalmente realizado no DC Shopping, em Porto Alegre, foi transferido para Canoas após aprovação de lei municipal que restringia esse tipo de comércio na Capital gaúcha.

A partir das 14h, o grupo se posicionou na entrada para pedestres do local, juntamente com os grupos de proteção locais SVB/Canoas e Aprocan, Projeto ProAnimal, de São Leopoldo, outras ONGs e dezenas de protetores e ativistas independentes.

Com banners e panfletos, buscavam orientar o público sobre a realidade do evento, oferecendo a opção de adoção de animais, no lugar da compra, que sustenta tanto a indústria pet quanto a ideia de que animais não humanos são objetos, ou seja, produtos a serem comercializados.

A ideia da ação pedagógica foi mostrar que o presente dos pais a ser dado aos filhos poderia ser também um ato cidadão, respeitando a liberdade dos animais, ajudando na questão dos animais abandonados e evitando a compra compulsiva e de caráter meramente consumista.

Muitas pessoas que deram seu apoio ao manifesto solicitavam indicação de ONGs para adotar um animal. Um casal desejava adotar um cavalo e recebeu a orientação de procurar a Chicote Nunca Mais, que trata e aposenta os cavalos que trabalhavam como tração a sangue.

Com a chegada de mais voluntários para a manifestação, foi preciso dividir os participantes em grupos, que panfleteavam e exibiam faixas nos três acessos ao shopping. O movimento era grande e a receptividade foi alta, inclusive com populares parando para conversar, tirar dúvidas ou mesmo pedir ajuda para animais machucados.

Dois simpáticos cachorros se juntaram ao protesto, recebendo cafuné e alimentação dos protetores. A cadela, que não arredou pé até o final, acabou sendo levada por uma das participantes, ganhando um novo lar.

Ao anoitecer, próximo das 19h, os manifestantes encerraram o evento, considerado com saldo positivo para a causa animal.

Você viu?

Ir para o topo