EnglishEspañolPortuguês

Incêndio ameaça fauna do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí

9 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/Portal AZ)

A fauna e a flora do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, distante 517 quilômetros ao sul de Teresina (PI), estão ameaçadas pelo fogo decorrente de queimadas na zona rural do município.

Nas últimas duas semanas vários focos de incêndio foram detectados na região. Extensas áreas de caatinga estão sendo devastadas pelas chamas. Assentamentos e áreas de preservação ambiental já foram atingidas pelo fogo.

Segundo moradores da localidade Nascimento, vários hectares de vegetação estão sendo consumidos dia e noite pelas chamas. De acordo com Paulo Ribeiro, morador da comunidade Vistosa, durante a noite é possível enxergar as labaredas que atingem vários metros de altura.

(Foto: Reprodução/Portal AZ)

A região de São Raimundo Nonato dispõe apenas de uma equipe do Prevefogo, do Instituto Chico Mendes de Conservação do Meio Ambiente (ICMBio), formada por 18 homens que trabalham no combate ao fogo dentro e nos arredores do Parque.

Os incêndios na região são provocados principalmente por agricultores que realizam queimadas para preparar os terrenos para o plantio.

Fonte: Portal AZ

Você viu?

Ir para o topo