EnglishEspañolPortuguês

Sérvia prepara medidas de emergência após chegada de lama tóxica ao Danúbio

8 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

As autoridades da Sérvia anunciaram hoje (8) que preparam medidas de emergência após a lama tóxica que vazou na Hungria ter chegado ao rio Danúbio, mas esperam que elas não precisem ser aplicadas antes de segunda-feira.

“O que se pode esperar nas próximas 24 horas é uma advertência, mas até o início da semana que vem essas medidas não devem ser necessárias”, declarou hoje à imprensa Predrag Maric, chefe de situações de emergência no Ministério do Interior sérvio.

Maric afirmou que não há necessidade de pânico e que a vida dos cidadãos na Sérvia não está em perigo, embora a fauna e a flora possam ser afetadas.

Hoje devem ser feitas novas medições da qualidade das águas do Danúbio na altura de Bezdan, na fronteira com a Hungria, e a partir dos resultados é que as autoridades sérvias decidirão que medidas tomar.

“Posso antecipar que não esperamos encontrar (na análise de hoje) materiais tóxicos. Poderíamos esperar por isso no início da semana, mas não sabemos a quantidade”, disse Maric.

Ele destacou que o local da Hungria em que a lama tóxica chegou ao Danúbio está a 340 quilômetros por via fluvial da Sérvia “e a concentração de materiais tóxicos não pode ser igual” à de onde se deu o vazamento. No entanto, ele ressaltou que as medições e o controle de água serão realizados com frequência.

O vazamento ocorreu por causa da ruptura do dique de uma balsa no oeste da Hungria, que causou o derramamento de um milhão de metros cúbicos de “barro vermelho”, um resíduo produzido na fabricação de alumínio.

A organização ambientalista Greenpeace alertou hoje em Viena para os elevados índices de arsênico e mercúrio que encontrou nos testes de laboratório da lama tóxica derramada na Hungria.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo