EnglishEspañolPortuguês

Investigadores da SPCA aprendem técnicas forenses para identificar quem maltrata animais

8 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Quem abusa de animais vai ter grandes dificuldades em escapar ileso à lei agora que a SPCA se armou como primeira polícia pelos animais com técnicas de CSI.

De acordo com informações do jornal Stuff, 25 investigadores da SPCA participaram de um treinamento da Crime Scene Investigation (CSI) neste fim de semana em Taupo, sob supervisão do CSI e do entomologista forense Dr. Jason H Byrd.

A líder executiva da SPCA Robyn Kippenberger disse que, com as técnicas forenses aprendidas pelos investigadores, se tornará mais díficil maltratar animais e não ser pego. “Provar que realmente houve um crime e estabelecer a identidade do criminoso é normalmente mais difícil quando a vítima é um animal”, ela disse.

“Entretanto, o treinamento de Jason Byrd e seu colega está fazendo uma diferença substancial para detectar e condenar criminosos nas regiões dos EUA em que já é aplicado.”

O Dr. Byrd é um investigador da Universidade da Flórida, que é reconhecida como melhor universidade dos EUA em desenvolvimento e ensino de técnicas forenses ligadas a animais.

Kippenberger disse que investigadores de bem-estar animal da Nova Zelândia fazem parte do pequeno grupo que pôde se beneficiar do treinamento do Dr. Byrd.

Como resultado, a SPCA está indo bem como primeira divisão policial pelos animais treinada por CSI, ela disse.

Como parte do treinamento, os investigadores exumaram oito cães e gatos queimados em um terreno perto de Ohakune quatro meses atrás. Eles aprenderam a proteger a área de contaminação, checar possíveis evidências forenses, e cavaram os corpos de uma forma que não comprometeria evidências na corte. Os investigadores também aprenderam protocolos da investigação forense.

Você viu?

Ir para o topo