EnglishEspañolPortuguês

Direito dos animais é tema de Café Filosófico

8 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A ética e os direitos dos animais serão debatidos neste sábado, dia 9, na Biblioteca Olíria de Campos Barros, em Diadema (SP), com a filósofa Carolina Zílio, a partir das 14h. Todos poderão participar e a entrada é gratuita. O evento é parte das ações do Ponto de Cultura Mídias Literárias, localizado na própria biblioteca Olíria, com seu ciclo de encontros sobre a diversidade cultural.

Carolina Zílio cursou filosofia na Universidade Metodista de São Paulo. Seus estudos são direcionados ao tratamento dado aos animais pela ciência e pela sociedade em geral. No Café Filosófico, Carolina irá falar sobre seus estudos, a história da filosofia na discussão ética sobre os animais com ajuda de slides e promover um debate com os participantes.

A discussão sobre os animais na filosofia teve início ainda no século VI antes de Cristo. Pitágoras já falava sobre respeito animal, porque acreditava na transmigração de almas (possibilidade de pessoas reencarnarem como bichos). Atualmente um dos pontos mais polêmicos a respeito dos direitos dos animais são as experiências científicas.

Animais de várias espécies são usados em testes e experimentos de pesquisas para diversas áreas e produtos. Muitas destas experiências, além de aprisionar, infligem dor e sofrimento, tanto físico quanto psicológico, aos animais. A proibição dessas práticas é uma das maiores reivindicações dos defensores da causa animal.

Espaço – A Biblioteca Olíria de Campos Barros é um ponto de cultura da cidade e faz parte do projeto “Livro Aberto do Ministério da Cultura” para a modernização das bibliotecas neste ano.

Café Filosófico – “Ciclo Diversidade Cultural”
Dia 9 de outubro, sábado, às 14h
Biblioteca Olíria de Campos Barros
Avenida Sete de Setembro, 470, Vila Conceição
Tel.: 4055-9200
Autor: Luana Arrais

Fonte: JusBrasil

Você viu?

Ir para o topo