EnglishEspañolPortuguês

Golfinho encalha e morre em praia de São Sebastião, em SP

6 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um golfinho da espécie conhecida como baleia-piloto encalhou na manhã desta terça-feira (5) na praia de Boraceia, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O animal chegou vivo ao local, mas acabou não resistindo. Ainda não se sabe o que provocou a morte do golfinho.

O animal media aproximadamente 5,3 m e pesava em torno de 1 t, de acordo com a veterinária da Fundação Mar Juliana Yuri Saviolli, que foi até a praia. “Quando nossa equipe chegou, por volta das 12h, o animal já estava morto”, conta.

O corpo do golfinho só foi retirado do local do encalhe por volta das 16h, quando, na própria praia, foi feita uma necropsia para se tentar constatar a causa da morte. “No entanto, não encontramos nada de anormal”, afirmou Juliana. O material coletado será enviado para análise na Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a veterinária, é provável que o golfinho tenha sido expulso do bando por ter alguma doença, uma vez que esta espécie costuma sempre andar acompanhada. “Quando recebemos a informação do encalhe até achamos que houvesse mais de um animal, porque normalmente a baleia-piloto encalha em bando, quando este sai da sua rota”.

O animal, que costuma viver em águas profundas, foi enterrado por volta das 17h30, em um local da praia.

Com informações do Terra

Você viu?

Ir para o topo