EnglishEspañolPortuguês

Ampa faz palestra em Iranduba (AM) sobre preservação do peixe-boi

6 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Amanhã e sexta-feira, a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCT), realizará atividade de educação ambiental na comunidade Acajatuba, no município de Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus.

A ação faz parte de um cronograma para reintrodução do peixe-boi ao seu habitat natural. A ideia é justamente sensibilizar os comunitários para a importância do peixe-boi no equilíbrio do ecossistema.

“É a primeira vez que iremos a essa comunidade e devemos levar a Ampa ao conhecimento dos comunitários, apresentar o processo de reintrodução do peixe-boi e poder contar com a participação de todos eles”, ressalta Galia Mattos, coordenadora do núcleo de educação ambiental da Ampa.

“Nós procuramos envolver as comunidades antes da soltura para fazer com que eles se sintam parte do processo, além de chamar a atenção desses ribeirinhos para a conscientização ambiental, no sentido de garantir que eles não sejam caçados, assim como os outros animais selvagens que habitam a região”, comenta Jone César, diretor da associação.

O Laboratório de Mamíferos Aquáticos do INPA realiza desde 1974 atividades com peixe-boi da Amazônia envolvendo estudos sobre biologia, ecologia, fisiologia e manejo da espécie. O Instituto possui um centro de resgate e reabilitação que se destina a recuperação dos animais e estudos em cativeiros.

O sucesso do programa de reabilitação no INPA gerou um excedente de indivíduos subadultos prontos para retornarem à natureza, tornando viável a reintrodução no ambiente natural de peixes-bois cativos, visando à manutenção das populações naturais da espécie.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo