EnglishEspañolPortuguês

Gaivotas aparecem mortas em Portugal

5 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/TVi 24

Cerca de uma dezena de gaivotas apareceram mortas nesta terça-feira (5) na Praia de Faro e junto à Ria Formosa, em Portugal, o que levou as autoridades marítimas a recolher os cadáveres das aves para análise e apuramento da causa das mortes.

Em declarações à Lusa, o responsável pela Autoridade Marítima do Sul, Marques Ferreira, adiantou que hoje a Polícia Marítima detectou algumas gaivotas mortas no Ludo, junto à Ria Formosa, e na Praia de Faro, que vão ser recolhidas e levadas ainda hoje para o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) com a finalidade de ser investigada a causa de morte das aves.

“Pode ser coincidência, mas também pode ser um vírus transmitido na cadeia alimentar, como através das plantas ou peixes que ingerem”, considerou a mesma fonte, realçando a importância de apurar a causa da morte das aves marinhas.

Para o biólogo marinho Élio Vicente, a causa mais provável para o aparecimento de gaivotas mortas neste período do ano poderá ser o temporal dos últimos dias e o fato de as aves juvenis ainda não “aguentarem as agruras das tempestades do inverno”.

“Os juvenis têm ainda poucas reservas de gordura para as agruras do frio e provavelmente estas mortes podem estar relacionadas com o temporal dos últimos dias”, considerou o biólogo marinho.

Fonte: TVi 24

Você viu?

Ir para o topo