EnglishEspañolPortuguês

Diretor da Sea Shepherd alerta que modelo econômico do Brasil ameaça animais e meio ambiente

5 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: reprodução/PortoGente)
Daniel Vairo

“O que acontece no Brasil é um absurdo. Estamos regredindo colocando o meio ambiente e a qualidade de vida e das futuras gerações em risco em nome do crescimento econômico e do consumismo”. A crítica é do diretor geral voluntário do Sea Shepherd Brasil, Daniel Vairo.

Em entrevista ao PortoGente, ele afirma que todas as esferas de governo, no País, trabalham para crescer o mais rápido possível e colocam em segundo plano a qualidade de vida da população e do meio ambiente. Ele cita o caso do estaleiro da OSX, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. “É uma situação altamente constrangedora, porque as leis existem, é uma região com três unidades de conservação, reservas biológicas que estão sendo atropeladas para favorecimento político, em nome do lucro e da ganância. Sobra aos líderes locais a resistência contra esse banditismo”.

O ambientalista diz que a área de pesca está totalmente irregular no litoral brasileiro, sem fiscalização. “É um banditismo correndo diariamente nos nossos mares aqui, degradando o meio ambiente e a vida marinha. O governo é cúmplice disso tudo, que, com a criação do Ministério da Pesca, pretende dobrar a frota pesqueira brasileira, sem fiscalização nenhuma”.

Vairo prossegue na sua crítica ao setor pesqueiro: “Milhares de animais marinhos em extinção estão sendo mutilados e exterminados pelo lucro. Acabamos de denunciar no Amapá três toneladas de barbatanas de Tubarão apreendidas pelo Ibama, um esquema de tráfico internacional. Faz pouco descobrimos um esquema desses em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. São espécies que estão na lista vermelha de animais em extinção”.

Para ele, a vida marinha está acabando no País, ao mesmo tempo em que o governo quer aumentar o consumo de pescados sem saber a procedência desses animais. “Supermercados vendem qualquer tipo de cação e ninguém quer saber se faz parte de uma espécie ameaçada”.
 
 No vídeo a seguir, o ativista Daniel Vairo conta como é a atuação do grupo Sea Shephered no combate à caça ilegal de baleias:

Fonte: Porto Gente

Você viu?

Ir para o topo