EnglishEspañolPortuguês

Deputado federal propõe extermínio de javalis, mesmo após a proibição da matança desses animais

5 de outubro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Fernanda Franco  (da Redação)

Foto: Wikimedia Commons

Conforme já publicado na ANDA, ficou proibida a matança de javalis, desde a publicação de uma instrução normativa, veiculada no Diário Oficial da União em agosto deste ano, revogando uma norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que autorizava o massacre desses animais sob a justificativa de controle populacional.

Autoridades, no entanto, insistem em acusar os javalis selvagens de causar prejuízos nas lavouras do sul do país e apresentam isso como motivo para iniciar um novo extermínio cruel.

O deputado federal e presidente da Comissão de Agricultura Abelardo Lupion (DEM/PR) solicitou a realização de uma audiência pública para discutir o assunto e propor que a caça desses animais seja novamente permitida.

Abelardo defende a matança dos javalis, alegando que esses animais seriam responsáveis por “grandes prejuízos econômicos e ambientais da região”.

A verdade é que o ser humano interferiu no fluxo natural desses animais e agora reclama das consequências provocadas por esse ato irresponsável: os primeiros javalis foram retirados da Europa e trazidos para a Argentina no início do século XX. A sua dispersão fez com que ocupassem o Brasil pela fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

O desequilíbrio populacional das espécies é resultado também do desmatamento realizado pelos seres humanos para dar lugar ao cultivo agrícola.E, dando continuidade à cadeia de equívocos e exploração desses animais, os javalis são criados de forma absolutamente desrespeitosa e sua população, que está entre 26 e 50 mil no estado do RS, cresce descontroladamente.

Você viu?

Ir para o topo